Nem de tão longe nem de tão perto


Este foi um momento muito aguardado… várias vezes sonhei com o dia em que redigiria os meus agradecimentos. Não só por ser um marco no final de uma longa, por vezes, árdua caminhada, mas também porque é chegada a hora de retribuir. Retribuir todo o carinho, amor e inspiração sem os quais aqui não estaria certamente. São partes inscritas em cada página desta tese.
Começo pela minha orientadora, Prof.° Paula Mena Matos, que tantas vezes me surpreendeu na forma genuína como sabia de cor cada detalhe do meu trabalho. Foi uma viagem deliciosa. Repleta de energia, humor e ambição. Obrigada pela partilha de sabedoria, entre outras tantas partilhas. Acima de tudo, obrigada por ter compreendido e por nunca me ter desamparado.
Agradeço à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação pelo ensino que me proporcionou e pelos recursos que me disponibilizou para, desde cedo, dar passos sólidos e
sustentados. Agradeço obviamento também à Fundação para a Ciência e Tecnologia que me permitiu concretizar este sonho.
Às Profªs Mª Emília Costa, Cidália Duarte, e aos Profs Joaquim Luís Coimbra e José Manuel Castro que sempre me saudaram com um sorriso e uma palavra de incentivo e com quem muito aprendi durante a minha licenciatura. Um agradecimento também muito especial aos Profs Isabel Menezes e Carlos Gonçalves pela boa energia que transmitem e por me fazerem sentir que os psicólogos podem ser muito especiais. À Profª Inês Nascimento por me ter apoioado desde que pela primeira vez quis participar numa aula.
Aqui expresso também o meu sincero agradecimento ao Prof. Wim Beyers, pelo verdadeiro acto de generosidade e pelo privilégio de me ter permitido aprender com ele de tão perto. Um agradecimento ao Prof. Frederick Lopez pela partilha de conhecimento, pelo exemplo de humildade e curiosidade cientifica. Ao Bart Soenens, pelos exemplos de dedicação e rigor, mas, muito especialmente, por me ter feito sentir em casa e entre amigos e por ter estado lá nos momentos mais difíceis.
A todos os que tornaram este estudo possível, e foram muitos… desde os alunos das várias faculdades da Universidade do Porto, passando pelos seus docentes, pelos directores de curso e de faculdade. Ao pessoal administrativo que operou, por vezes, milagres. Um agradecimento especial às Profªs Anne Marie Fontaine e Leonor Lencastre pela enorme disponibilidade para colaborar com a recolha de dados junto dos nossos alunos.
Às colegas de andanças e aventuras, Joana Dolgner, Catarina Mota, Magda Rocha, Paula Oliveira, Inês Rothes, Jorge Gato, Susana Coimbra, Tânia Oliveira, Joana Vieira, Mariana Veloso e Patrício Costa.
Às colegas, mas acima de tudo amigas inestimáveis, adorada e doce Raquel Barbosa, companheiras Ema Loja e Helena Carvalho e compincha Marisa Ávila.
Aos que já tive o prazer de terem sido meus alunos, agradeço o quanto me fizeram aprender e crescer.
A todos os meus amigos! Aos de sempre e aos que ficarão para sempre: Patrícia Sousa, Teresa Garcia, Lara Pacheco, Susana Rocha, Bruno e Lufi. Ao João Guedes. Nem sei como agradecer-te. Deixaste-me sem palavras.
À minha estrela, pelo brilho inesgotável, pelo pulsar de vida, pelo talento raro com que sempre me surpreendeste e inspiraste. Mónica, estás sempre comigo.

Ao Tiago Teixeira com quem descobri que há “amores” que não vêm no catálogo e ao Pipinho, a quem um dia pedi que nunca deixasse de ser meu amigo, promessa que cumpre dia após dia das formas mais simples e criativas. A ambos porque me recarregam as energias e descarregam as neuras e preocupações. Porque estão lá sempre, como ninguém!

Ao meu núcleo duro… Su, Sandrinha, Patrícia, Lu, e Ana… pelo valor inquebrantável que me mostram ter a amizade.
Para a minha família reservo um enorme obrigada. Pelo apoio, pelo cuidado, e pela preocupação. Avó, priminha, Aline, João, Tio Nézito, por tudo isto, obrigada.

Ao meu pai porque sempre acreditou em mim e pelo exemplo de perserverança e de vida. E também, tão só, PORQUE SIM! Ao meu irmão que amo com todo o vermelho garrido do meu coração.
E porque estes agradecimentos não ficariam completos sem relembrar os longos anos de tolerância e apoio em tudo: Obrigada Tiago!

Por fim, À MINHA MÃE!
Para quem não me chegam as palavras,
nem os mimos ou as retribuições.
Ninguém te substitui.
És a verdadeira razão e força
por detrás de TUDO o que concretizo!
 
Excerto tese de doutoramento (secção agradecimentos)

Comentários

  1. lindo priminha do coração!!! fico mt feliz por teres conseguido ultrapassar esta fase que te era tão dificil, por momentos! temos todos mt orgulho em ti!! és uma lutadora, uma guerreira. E que sempre conseguiste dar a volta por cima! Estás de parabéns por mais uma vitória!! :)Beijos mt grandes desta prima que te ADORA MTTTTT!!!! :))

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares