A próposito... do Fidel, do Donald e de outras ditaduras






#aVerSeNosEntendemos

Lamento dizê-lo mas a política partidária sempre me disse pouco e interessa-me cada vez menos. A polarização em que se configurou só a reduz e rigidifica. Por isso, sou militante de causas. Porque as causas são da humanidade enquanto a política é apenas dos homens... Se na militância das minhas causas me vêem mais à esquerda do que à direita, na medida em que isso vos incomoda, é um problema vosso, não meu... O que me preocupa, na verdade, não é que esse seja o vosso problema, é que seja o do país e do mundo também e, por isso, este é um problema de todos nós.

Eu só sei e sou aquilo em que penso... e no pensamento sou livre, como somos tod@s! As prescrições partidárias e de outros rótulos, sejam laranja, rosa ou vermelhos, direita, centro, esquerda, impedem-nos vezes que sobram de pensar e ser livres neste pensamento. Pior ainda de sentir o(s) outro(s) e os seus dramas. Chegam-nos e afastam-nos para dentro dos muros do nosso conforto e das nossas barreiras, à direita, ao centro ou à esquerda. Assim, sujeitam o(s) outro(s) à exclusão, abandono e invisilidade. Os muros destas prescrições partidárias opõem-nos nas nossas certezas rígidas e absolutas e por isso, consequente e inevitavelmente, frágeis e vazias. Opondo-nos não nos permitem partilhar, comunicar, dialogar e, consequente e inevitavelmente, limitam-nos no agir. Assim é porque todos os sistemas fechados estão condenados à estropia, porque a divisão dissipa energia e a oposição a esgota. A ideologia não é apenas retórica é também a da práxis. E assim voltamos ao início. A mim pouco me importa a ideologia partidária não praticada... importam-me as causas. E se nós, cidadãos comuns, agentes políticos que somos no nosso quotidiano dentro da(s) nossa(s) pólis, não conseguimos partilhar pensamento sobre elas, as causas, além das nossas ideologias político-partidárias, não admira que a práxis política esteja perdida em Portugal e no mundo...

Isto não é um recado para uma, duas ou dez pessoas em particular... Porque nem vocês nem eu somos assim tão importantes. É um reminder de mim para mim, que também não sou mais que humana... É um desabafo de mim para tod@s os outros humanos como eu... As causas são da humanidade! A política é apenas dos homens. Não confundir! Não esquecer!

Nas traseiras da minha rua estendem-se os limites do meu mundo... porque as traseiras da minha rua são a minha rua também...

Boa semana Mundo! #WorldUnite

Comentários

Mensagens populares